O engajamento de candidatos é tão importante quanto o esforço de atração nos processos seletivos. Afinal, é fundamental manter o interesse dos talentos e garantir a dedicação nas várias etapas do processo.
A seleção, deve ser considerada como uma oportunidade da empresa, de criar valor para a sua marca e para a vaga concorrida, indo além dos tradicionais benefícios oferecidos em um anúncio, mas mostrando que a organização está, de fato, interessada em ter um excelente profissional integrando ao time.
Para conhecer medidas eficazes e garantir o engajamento de candidatos na sua empresa, separamos cinco dicas fundamentais:
- Invista no Employer Branding
O termo “Employer branding”, ou marca empregadora em português, é um conjunto de técnicas que buscam a promoção de uma imagem positiva da empresa no mercado de trabalho. As estratégias utilizadas têm como intuito fazer a organização ser vista como um local atrativo para se trabalhar.
No processo seletivo, o employer branding pode ser aplicado na apresentação da organização para os candidatos, mostrando todos motivos e atrativos pelos quais aquela empresa pode ser um lugar interessante para ter uma experiência na carreira. Além disso, a própria forma como os recrutadores conduzem o processo pode ajudar a reforçar essa questão e aumentar as chances de permanência dos profissionais durante as etapas.
2. Planeje bem as etapas do processo:
É muito importante, estipular os prazos de cada etapa e disponibilizar essa informação para os profissionais, zelando pelo cumprimento das datas previstas. Geralmente, quanto mais ágil é o processo seletivo, maior a chance dos candidatos se manterem engajados, em detrimentos de processos muitos longos, com muitas semanas de espera.
Quando um candidato está aberto a escutar uma proposta de trabalho, ele pode participar de vários processos seletivos ao mesmo tempo, e se a empresa não tem celeridade para avançar as etapas de avaliação, corre o risco de perder um talento que estava engajado, mas que recebeu uma outra proposta de trabalho primeiro.
3. Mantenha feedback durante todo o processo.
Não espere o candidato perguntar como ele está se saindo, nas etapas em que participou. Tome a iniciativa de estabelecer um feedback claro e objetivo, em todas as etapas. A recorrência da comunicação com o candidato, transmite a imagem de que a empresa valoriza e respeita o candidato, se preocupando em mantê-lo informado sobre os principais passos do processo. Em caso de imprevistos, como uma desmarcação de entrevista, por exemplo, o responsável deve comunicar eventuais mudanças com antecedência, seja por email, telefone ou outro aplicativo em que a comunicação foi estabelecida inicialmente com o profissional
4. Explore e utilize a tecnologia
As soluções digitais simplificam a condução do processo seletivo e promovem maior engajamento dos participantes. Atualmente os softwares de recrutamento agilizam o processo seletivo desde a etapa da triagem, filtrando os candidatos mais adequados, até a avaliação das competências do profissional. Essas plataformas, organizam as informações dos candidatos, com a possibilidade de mantê-los informados sobre as etapas do processo. A grande vantagem de utilizar a tecnologia é que a inteligência do software, tende a ir eliminando os profissionais que não se adequam ao perfil da empresa, ou seja, filtrando apenas os que tem maiores chances de se engajar.
Algumas plataformas ainda, oferecem a gamificação do processo seletivo, oferecendo diversos tipos de dinâmicas e jogos, que simulam o dia a dia do trabalho e criam desafios técnicos, auxiliando a medir o desempenho e perfil, além de criar um ambiente mais descontraído no processo de avaliação.
Além de um processo seletivo inovador, os candidatos também valorizam uma triagem mais humana. Por isso é necessário criar um ambiente confortável, para que o candidato tenha liberdade e interesse para falar e sinta confortável em compartilhar experiências.
5. Apresente a empresa para os candidatos
Uma ação que auxilia no engajamento dos candidatos, durante o processo seletivo é fazer um tour pelas dependências da empresa, caso a empresa tenha de fato um escritório físico. Mostrar o setor ou a área onde o profissional trabalhará, assim como as áreas comuns do escritório, antecipa para o candidato o possível desejo dele estar inserido no ambiente. O recrutador ou o gestor pode apresentar rapidamente alguns dos colegas do time. Essa atitude faz com que a pessoa consiga se imaginar inserida na rotina da organização e, assim, envolve-se ainda mais durante o processo. O ideal é que esse tour seja feito em etapas intermediárias ou finais do processo, com candidatos que já tenham uma chance maior de contratação.
Caso a atuação do profissional seja remota, em uma última etapa, explore com ele as ferramentas de trabalho que serão utilizadas para as interações, fale do perfil do time que ele será inserido, sobre as práticas de reuniões do time, além de detalhar bastante a cultura da organização.
Depois de todas essas dicas, não se esqueça do essencial: prometa somente o que pode entregar. Não adianta os recrutadores fazerem grandes promessas para tentar convencer os candidatos, afinal, se as promessas não forem cumpridas, a imagem do negócio fica degradada e os profissionais desmotivados, impactando na retenção do talento que tanto nos esforçamos para engajar.