Desaceleração de oportunidades no mercado de TI, ainda há vagas?

Nos últimos tempos, tem havido especulações sobre uma possível desaceleração de oportunidades no mercado de Tecnologia da Informação (TI). Neste artigo, vamos explorar o que o mercado realmente indica.

O mercado de TI tende a crescer ainda mais em função das novas tecnologias. De acordo com relatórios recentes, o setor de tecnologia está previsto para expandir significativamente nos próximos anos, impulsionado por tendências como a transformação digital, adoção de nuvem, inteligência artificial e IoT (Internet das Coisas). Ademais, a transformação digital está ocorrendo em praticamente todos os setores da economia, desde saúde e varejo até agricultura e manufatura, o que também fomenta a necessidade desses profissionais.

Desse modo, o mercado ainda vive hoje uma escassez de talentos em tecnologia. Apesar do aumento do número de profissionais nessa área, ainda há uma falta significativa. As empresas continuam lutando para preencher vagas com profissionais qualificados e a demanda por habilidades em áreas, como desenvolvimento de software, segurança cibernética, análise de dados, arquitetura em nuvem, inteligência artificial, aprendizado de máquina, blockchain e realidade aumentada supera a oferta disponível.

Veja também: 4 dicas para engajar profissionais de TI no processo seletivo

Outro fator importante a ser levado em consideração é o mercado global. A tecnologia permite que boa parte do trabalho em TI seja realizado remotamente, ampliando o alcance das oportunidades e permitindo que profissionais talentosos acessem projetos internacionais sem sair de seus países.

As tecnologias emergentes, como inteligência artificial, aprendizado de máquina, blockchain e realidade aumentada, estão criando oportunidades no mercado de tecnologia. Essas tecnologias estão revolucionando diversos setores e exigem profissionais com conhecimentos especializados para explorar seu potencial. A demanda por especialistas nessas áreas continua a crescer, negando uma desaceleração importante no mercado de tecnologia.

Durante a pandemia de COVID-19, a procura por profissionais de tecnologia cresceu mais de 670%, só em 2020, segundo dados da rede CNN Brasil. Entre 2022 e 2023, várias empresas gigantes no mercado de tecnologia demitiram uma grande quantidade de profissionais que levantou um sinal de alerta. Cada corporação tem sua justificativa, no entanto, a maioria alega que estão revendo os times e buscando a otimização de recursos e alguns projetos já foram finalizados, não fazendo mais sentido manter alguns profissionais na equipe.

Outro fator que levou muitos a concluírem que o mercado desacelerou foi o congelamento ou diminuição de valores oferecidos nas contratações de profissionais de tecnologia da informação nos últimos meses, principalmente no mercado brasileiro.

A inteligência artificial está ocupando as vagas dos profissionais de tecnologia?

IA e o mercado de TI

A preocupação com a substituição de empregos por automação e inteligência artificial é uma questão relevante no mercado de trabalho, incluindo o setor de tecnologia. Embora a automação e a inteligência artificial possam impactar algumas áreas do mercado, elas também podem criar oportunidades e exigir que os profissionais se adaptem às mudanças.

A automatização pode afetar áreas do mercado de tecnologia que envolvem tarefas repetitivas e processuais. Alguns exemplos incluem suporte técnico, testes de software, monitoramento de sistemas, gerenciamento de rede e provisionamento de infraestrutura. A automação nesses campos pode reduzir a necessidade de trabalho manual de uma equipe e aumenta a eficiência.

Entretanto, é importante notar que a automação não necessariamente leva à substituição completa de empregos, pelo contrário, pode levar a uma mudança no escopo das funções, liberando os profissionais de tarefas rotineiras para se concentrarem em atividades mais estratégicas e de alto valor agregado.

A inteligência artificial (IA) também tem um impacto significativo no mercado de tecnologia. Por exemplo, algoritmos de IA podem automatizar análise de dados, detecção de padrões, tomada de decisões e até mesmo o desenvolvimento de software em alguns casos. Ela também pode alterar as funções tradicionais dos profissionais de tecnologia que precisarão se adaptar, adquirindo habilidades em áreas relacionadas, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e ética em IA.

Como se adaptar às mudanças causadas pela IA no mercado de TI?

Para se adaptar às mudanças trazidas pela automatização e pela inteligência artificial, os profissionais de Tecnologia da Informação podem considerar algumas estratégias:

Aperfeiçoar habilidades técnicas e conhecimentos em áreas emergentes

À medida que algumas tarefas são automatizadas, é essencial buscar habilidades técnicas mais avançadas e conhecimentos em áreas emergentes, como aprendizado de máquina, ciência de dados, segurança cibernética e análise de dados. Isso permitirá que os profissionais se envolvam em projetos de maior valor e se tornem especialistas em áreas que são menos suscetíveis à automação.

Desenvolver habilidades não técnicas

Além das habilidades técnicas, é importante desenvolver Soft Skills, como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e comunicação eficaz. Essas habilidades são valiosas em qualquer carreira e podem diferenciar um profissional de Tecnologia da Informação em um ambiente cada vez mais automatizado.

Adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo

O setor de tecnologia está em constante evolução, e os profissionais precisam estar dispostos a aprender continuamente e acompanhar as mudanças tecnológicas. Isso pode envolver a participação em cursos, workshops, conferências e o uso de recursos on-line para expandir conhecimentos e se manter atualizado.

Focar em aspectos humanos e criativos

À medida que certas tarefas técnicas são automatizadas, os profissionais de Tecnologia da Informação podem buscar oportunidades de se envolver em aspectos mais humanos e criativos do trabalho, como o design de experiência do usuário, a inovação e a resolução de problemas complexos que exigem pensamento criativo.

Profissional de TI em home office

Mudanças no mercado de trabalho

O mercado de trabalho passou por mudanças significativas nos últimos anos, e o setor de TI não é exceção. A adoção de equipes remotas é uma das principais tendências, uma vez que com o avanço da tecnologia e a disponibilidade de ferramentas de comunicação e colaboração on-line, muitas empresas estão optando por contratar profissionais de Tecnologia da Informação que possam trabalhar de casa. Isso permite que as empresas acessem talentos em todo o mundo, oferecendo maior flexibilidade para os profissionais, e corte custos em relação a infraestrutura e locomoção do profissional.

O trabalho freelancer também tem se tornado mais comum por ser atraente para profissionais de tecnologia da informação, pois oferece maior flexibilidade e a possibilidade de trabalhar em projetos variados. As empresas também podem se beneficiar da contratação de freelancers, pois podem acessar talentos especializados por um tempo determinado, evitando os custos associados à contratação de um funcionário em tempo integral.

Muitas empresas optam por terceirizar serviços de tecnologia para empresas especializadas, em vez de construir e manter uma equipe interna. Isso pode envolver a terceirização de atividades como suporte técnico, desenvolvimento de software, gerenciamento de infraestrutura e segurança cibernética, o que oferece várias vantagens, incluindo redução de custos, acesso a conhecimentos especializados e flexibilidade para dimensionar os serviços de acordo com as necessidades da empresa. No entanto, também pode afetar a disponibilidade de oportunidades de emprego no setor, especialmente para profissionais que preferem trabalhar internamente nas empresas.

Aqui na Evoluir, somos especialistas em recrutamento e seleção de profissionais de Tecnologia da Informação. Quer saber mais? Faça um contato conosco, será um prazer lhe atender!

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

Homem entregando papéis

Por que você deve saber o que é Assessment Comportamental?

O assessment comportamental é uma técnica de avaliação que aplica diversas ferramentas, com o objetivo de identificar as competências, habilidades e características de uma pessoa e que são relevantes para um determinado contexto, muito utilizada no mundo corporativo.

Capa Evoluir News

Edição 003

Nesta edição: Onboarding – o que é? Você tem feito? Deu na mídia:Como vamos trabalhar no futuro? Você está preparado? Como engajar bons candidatos no