Priorizo uma indicação ou busco consultoria especializada em R&S?

Quando eu abro uma vaga, devo priorizar uma indicação ou buscar uma consultoria especializada em recrutamento e seleção?
Com certeza é possível levar em conta ambas as opções, mas, é preciso atenção e ponderação na hora da decisão. Primeiro, vamos entender o que é uma indicação. Quando eu abro uma vaga, a indicação é um nome ou um currículo que já conhece a empresa ou a vaga.

Quais as vantagens e desvantagens de uma indicação?

Existem vantagens e desvantagens de uma indicação. A vantagem de se ter um candidato indicado, é que a pessoa geralmente, já vem com um briefing muito claro sobre a empresa, sobre cultura, sobre o ambiente e sobre as atividades a serem desenvolvidas. Isso pode facilitar a adaptação desse profissional, que foi indicado e admitido ao cargo, uma vez que ele teve bastante informação de bastidor a respeito da empresa e da posição.

Algumas empresas, inclusive, possuem programas de indicação, incentivando os colaboradores internos a indicar profissionais para vagas em aberto.
Bom, e qual é a desvantagem então de uma indicação? Nem sempre a pessoa que indica tem critérios específicos para nomear, para indicar aquele profissional. 

Às vezes, o critério é por grau de afinidade, por exemplo, porque tem amizade, algum grau de parentesco ou ainda porque sabe que aquela pessoa está precisando de um emprego e, nem sempre, esses são critérios necessários para se preencher o perfil de uma vaga.

Então corre-se o risco de receber esses perfis que não são necessariamente adequados ao que a vaga necessita. Outra desvantagem, é o fato de pessoas terem uma tendência a indicar perfis parecidos com os dela. Isso faz com que isso não promova diversidade no ambiente das empresas. 

Existem vários estudos que comprovam isso, inclusive. Uma outra desvantagem, é que se a pessoa que foi indicada não deu certo na posição ou ela teve uma postura não adequada, a pessoa que indicou pode se sentir desconfortável ou indisposta em função disso.

Quais os benefícios de se contratar uma consultoria especializada em processo de seleção?

Bom, sabendo então que existem vantagens e desvantagens de uma indicação, quais seriam os benefícios de se contratar uma consultoria especializada em processo de seleção? A primeira delas é a agilidade. Quando se contrata uma consultoria de recrutamento ela vai ter um prazo acordado com o gestor para apresentar a short list (lista de profissionais aprovados pela consultoria e enviados para validação final com o cliente). É uma previsibilidade concreta, onde você terá opções de candidatos, dentro do perfil e já avaliados pela consultoria.

A segunda vantagem é o profissionalismo e o critério na avaliação dos candidatos. Então, quando se recebe uma indicação, nem sempre você vai ter a segurança de que aquela pessoa teve critério de avaliar realmente o que a empresa precisa. Existem critérios que podem ser muito subjetivos e, com a consultoria, não se corre esse risco, pois há neutralidade.

Outra vantagem é que o gestor pode sugerir o candidato que foi indicado para passar pelo critério de avaliação da consultoria, junto com os outros candidatos inscritos. Então, você vai ter uma certeza de que aquela indicação foi avaliada com profissionalismo, tanto do ponto de vista dos aspectos comportamentais, quanto do ponto de vista de fit cultural e, por fim, competências técnicas.

Outra vantagem importante de se ter a consultoria, é a garantia de reposição do profissional. Caso aconteça dele pedir demissão durante o período da experiência ou seja desligado, em função de não adequação ao perfil, a consultoria vai realizar um novo processo de seleção pra substituir aquele profissional. Isso não acontece com a indicação, já que é pouco provável que a pessoa que te indicou o profissional vá te indicar um novo.

Por último, uma grande vantagem de se realizar o processo de seleção com uma consultoria é o impacto positivo que isso traz para sua marca. Uma vez que a consultoria realiza o processo com muita seriedade, muito critério, muito profissionalismo, transparência e coerência, isso obviamente vai impactar na maneira como as pessoas enxergam a sua organização, identificando que esses também são valores da sua empresa.

Sabendo de todas essas vantagens, fique à vontade para acionar o time da Evoluir Recruiter sempre que precisar de uma consultoria. Somos especializados em projetos de recrutamento e seleção, atuando com empresas de diferentes portes e segmentos. Recrutamos e indicamos os profissionais que a sua empresa precisa!

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

processo de recrutamento e seleção

Qual a diferença entre recrutamento e seleção de pessoas?

Embora possam parecer sinônimas, esses termos têm significados distintos e representam diferentes estágios, complemetares, do processo de contratação. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre recrutamento e seleção de pessoas, destacando suas finalidades e principais características.

Capa Evoluir News

Edição 009

Nesta edição: Taxa de Turnover – o que isso indica? Fala RH!Indicação de leitura:“Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” Como avaliar conhecimento técnico em