Por que contratar uma Consultoria especializada em Recrutamento & Seleção?

Em empresas de pequeno e médio porte, muitas vagas são conduzidas pelos próprios líderes das áreas, uma atividade extra à sua função e rotina. O que muitas vezes não é pensado é o quão efetivo este processo é quando comparado à contratação de uma consultoria especializada em recrutamento e seleção. Então, vamos listar aqui 4 motivos para você pensar em contratar uma consultoria especializada.

1. Competência técnica

Contratar uma consultoria especializada, seja em marketing, finanças, RH, área comercial ou qualquer outro nicho de atuação, traz profundidade naquele trabalho desenvolvido. Em muitas empresas, principalmente de pequeno porte que não contam com uma área de Recursos Humanos, o processo de Recrutamento e Seleção é conduzido pelos gestores de cada área, como mencionamos inicialmente.

Muitas vezes, aquele gestor se dedica sim a entender um pouco sobre processos seletivos, a como realizar uma boa entrevista, recursos que pode utilizar e até ferramentas de avaliação comportamental que ele pode estudar e aplicar caso queira. Isso é muito legal, mostra uma dedicação frente aquele trabalho que o gestor precisa executar naquele momento.

Porém, uma consultoria especializada traz consigo uma bagagem grande de formações, estudos, experiências e um conhecimento muito especializado para fazer aquilo. Um consultor especialista já experimentou e testou diferentes metodologias, já possui um direcionamento sobre o caminho ideal a ser trilhado e as melhores práticas. É um profissional que estudou, se formou, se atualiza e está muito habituado a realizar este trabalho!

2. Os custos do recrutamento interno

Em segundo lugar, vamos falar sobre o custo de um recrutamento interno feito pelo próprio gestor. É, isso tem um custo sim! Não é um valor que sairá do caixa daquela empresa, mas tem um custo muito importante e, às vezes, bem alto.

Este gestor que está exercendo mais essa função, de conduzir todo um processo de seleção está dedicando quantas horas de trabalho por semana para esta função? Qual o valor da hora de trabalho desse gestor que está ocupando seu tempo em realizar o processo? Em um cargo estratégico, que é de quem normalmente conduz um processo seletivo interno, a hora desse gestor precisa ser muito bem direcionada e, quando fazemos este cálculo, de multiplicar o tempo despendido a condução de um processo seletivo versus o valor da hora de trabalho desse gestor, o custo chega a dobrar ou triplicar em relação às taxas cobradas por uma consultoria especializada.

3. Os riscos de uma contratação errada

Você concorda comigo que as chances de acertarmos em um projeto onde buscamos pessoas com uma competência especializada é muito maior? No processo de busca pelo melhor candidato também não é diferente. Então, quando se conduz um processo seletivo com uma expertise muito boa, a chance de fazer uma contratação de sucesso aumenta muito.

E você já pensou quanto custa uma contratação errada?

Imagina que todo esse tempo de dedicação ao processo seletivo por um gestor acabou selecionando um candidato errado, que ainda dentro do período de experiência foi desligado ou acabou pedindo demissão? O ciclo se reinicia e o gestor precisa realizar novamente todo esse trabalho. E, somado ao custo do tempo desse gestor, a gente contabiliza também os encargos de uma admissão e de uma demissão, que são muito significativos e encarecem ainda mais esse processo seletivo interno.

No caso das consultorias especializadas em Recrutamento e Seleção, é oferecido uma garantia da vaga, onde, caso o profissional seja desligado dentro do período de experiência, um novo processo seletivo é feito normalmente sem nenhum custo para o cliente.

4. Recrutamento e seleção inteligente

E por fim, o último motivo que deve lhe fazer contratar uma consultoria especializada em recrutamento e seleção é a utilização de modelos inteligentes de recrutamento.

Algumas empresas ainda vivem em um cenário de recebimento de currículo de papel e utilizando canais de divulgação de vagas muito obsoletos.

Hoje em dia utilizamos plataformas inteligentes que nos permitem um alcance muito maior de candidatos. Algumas áreas hoje, como Tecnologia por exemplo, vive uma escassez de profissionais muito grande, e é comum uma empresa abrir uma vaga e não receber nenhum candidato.

Com as plataformas mais modernas, que utilizam inteligência artificial, conseguimos fazer buscas muito assertivas e com filtros muito direcionados para buscar o candidato certo, com o perfil ideal daquela vaga!

Bom, pessoal! É isso, esperamos que esse conteúdo tenha ficado claro e contribua para você de alguma forma. É sempre um prazer estar aqui compartilhando um pouquinho do nosso trabalho com vocês.

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

Capa Evoluir News

Edição 007

Nesta edição: Como trabalhar a atratividade da minha marca empregadora? Deu na mídia:Gestão empresarial:5 tendências para melhorar seu negócio no pós pandemia Como avaliar o

Capa Evoluir News

Edição 017

Nesta edição: 5 dicas para ser um líder inspirador Fala RH!Por Shirlei:Maternidade ehome office Como conduzir um processo demissional? Deu na MídiaLayoffs em tecnologia: O