Por que você deve saber o que é Assessment Comportamental?

O assessment comportamental é uma técnica de avaliação que aplica diversas ferramentas, com o objetivo de identificar as competências, habilidades e características de uma pessoa e que são relevantes para um determinado contexto, muito utilizada no mundo corporativo.

Ele pode ser aplicado de diferentes maneiras, dependendo do objetivo e da circunstância em que é utilizado e são aplicadas por profissionais especializados em recursos humanos, que utilizam os resultados para orientar a tomada de decisões relacionadas à seleção, desenvolvimento e gestão de pessoas.

Onde pode ser utilizado?

No contexto corporativo, o assessment comportamental pode ser utilizado para diversas finalidades, como: na seleção de candidatos para vagas de emprego; na identificação de talentos e potenciais líderes dentro da empresa; no desenvolvimento de equipes de alta performance, cultura de competência, entre outros.

Ao avaliar as características comportamentais e emocionais dos candidatos, é possível identificar aqueles que possuem habilidades diversas, como: perseverança ao realizar as tarefas, capacidade de adaptação, concentração ao realizar atividades, tempo de execução, organização, planejamento, relacionamento em equipe e liderança, eficácia, controle emocional, habilidade de comunicação, habilidade de percepção e priorização de demandas, perfil de liderança, entre outros.

Quais são as vantagens do assessment comportamental?

No Recrutamento e Seleção, um bom assessment enriquece muito a avaliação dos candidatos, permitindo uma contratação mais alinhada ao que a vaga demanda.

O assessment comportamental também pode ser utilizado para desenvolver e aprimorar as competências e habilidades dos profissionais já existentes na empresa. Ao identificar as áreas em que cada pessoa precisa aperfeiçoar, é possível elaborar programas de treinamento e desenvolvimento mais eficazes e direcionados para as necessidades de cada um.

Outra vantagem é a possibilidade de identificar e solucionar conflitos dentro da equipe. Ao analisar o perfil comportamental de cada indivíduo, é possível identificar as causas de eventuais desacordos e, assim, elaborar estratégias para solucioná-los e promover um ambiente mais saudável e produtivo. Além disso, o turnover tende a diminuir, pois os colaboradores se sentem mais vistos, acompanhados e com possibilidades de mais oportunidades de desenvolvimento na carreira.

· Veja também 4 principais aplicabilidades do assessment comportamental para sua empresa

Como aplicar na prática?

Não existe uma fórmula única para condução do assessment, vai depender muito do contexto e de sua finalidade. Cada empresa pode formular seu próprio método, avaliando sua realidade atual. O mais comum, é a aplicação de algum inventário de avaliação comportamental e de uma entrevista por competências. Testes psicológicos podem ser usados também, para casos de quem for conduzir, tenha formação em psicologia.

Metodologias mais conhecidas

Entre as metodologias mais conhecidas, podemos citar a DISC, que avalia o comportamento do indivíduo em quatro dimensões: Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. Outra metodologia é o MBTI, que avalia as preferências psicológicas de uma pessoa em quatro dimensões: Extroversão/Introversão, Sensação/Intuição, Pensamento/Sentimento e Julgamento/Percepção.

Há ainda outras metodologias, como a Análise Comportamental, a Avaliação 360 graus e a Psicometria, cada uma com seus próprios objetivos e benefícios.

O resultado do assessment não deve ser considerado a única fonte de informação para avaliar um indivíduo. É importante levar em conta outras informações, como desempenho anterior e referências profissionais.

Em resumo, o assessment comportamental é uma técnica de avaliação muito importante para as empresas e organizações, pois permite identificar as competências, habilidades e características pessoais de cada indivíduo, e assim, orientar a tomada de decisões relacionadas à gestão de pessoas. Além disso, também é uma ferramenta útil para o desenvolvimento dos profissionais, bem como para a solução de conflitos dentro da equipe.

Aqui na Evoluir, realizamos assesment com a finalidade de contratação, promoção, realocação ou demissão de profissionais, conforme demandas de nossos clientes. Quer saber mais? Faça um contato conosco, será um prazer lhe atender!

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

Newsletter

Edição 021

Nesta edição: Dia do profissional de RH RH estratégico nas organizações Desaceleração no mercado de TI? Como anda este mercado? Deu na mídia Semana de