VECA (Inventário de avaliação comportamental)

O que é?

O VECA (Inventário de Avaliação Comportamental) é uma ferramenta utilizada na área de psicologia e recursos humanos para avaliar comportamentos profissionais e pessoais em indivíduos. Seu objetivo é identificar as habilidades, atitudes, interesses e traços de personalidade de um indivíduo, de forma a auxiliar na escolha de carreira, desenvolvimento profissional e pessoal, bem como na identificação de potenciais talentos em uma corporação.

Essa ferramenta é composta por uma série de questionários, que podem ser aplicados on-line ou presencialmente, dependendo da escolha de cada empresa. O questionário é composto por uma série de afirmativas que buscam avaliar diferentes dimensões do comportamento humano, tais como habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipe, resolução de problemas, entre outras.

O tempo necessário para concluir o teste, varia de acordo com a versão e a adaptação. Em média, o teste completo, pode levar entre 1 hora e 30 minutos a 2 horas para ser concluído.

Veja também: VECA – Inventário de Avaliação Comportamental

Diferencial

  • Abordagem de competências

O VECA é baseado em uma abordagem de competências, que se concentra nas habilidades, conhecimentos e comportamentos necessários para desempenhar efetivamente uma função ou tarefa. Isso permite que o avaliador analise, de forma objetiva e precisa, as competências dos indivíduos em relação aos requisitos de uma posição ou função.

  • Avaliação holística

Isso significa que o avaliador considera vários aspectos do indivíduo, incluindo suas habilidades técnicas, competências comportamentais e características pessoais. Isso garante uma avaliação abrangente e mais justa das competências de im indivíduo.

  • Uso de múltiplas fontes de informação

Essa ferramenta utiliza múltiplas fontes de informação para avaliar as competências das pessoas, incluindo entrevistas, observações diretas, testes e feedback de colegas e supervisores. Tudo isso garante uma avaliação mais precisa e completa das competências do indivíduo.

  • Validade e confiabilidade

O VECA é um método de avaliação validado e confiável, o que significa que ele foi testado empiricamente por alunos de psicologia da UNESP, e demonstrou ser uma ferramenta precisa e consistente na avaliação de competências.

  • Flexibilidade

O teste pode ser adaptado para atender às necessidades específicas de diferentes organizações e posições. Isso permite que o avaliador personalize o processo de avaliação para atender às necessidades específicas da organização e do indivíduo.

Atribuições do VECA
VECA

O VECA é uma ferramenta útil para identificar a cultura da empresa?

O teste pode sim fornecer algumas informações sobre como os colaboradores avaliados se comportam em diferentes situações de trabalho, suas habilidades e competências, e como se relacionam com seus colegas de trabalho.

É recomendado que se faça uma análise mais ampla dos resultados, juntamente com outras avaliações e entrevistas, para obter uma compreensão mais completa da cultura organizacional.

Posso aplicar em qualquer área profissional?

Sim! Independente da área, entender as habilidades e competências de um indivíduo para aprimorar a equipe de trabalho faz toda diferença.

Veja também: Por que contratar uma Consultoria especializada em Recrutamento & Seleção?

Como posso me preparar para fazer esse teste?

O tempo necessário para concluir o teste, varia de acordo com a versão e a adaptação. Como já mencionado, o teste completo pode levar entre 1 hora e 30 minutos a 2 horas para ser concluído. Portanto, para quem for responder, é preciso estar descansado e prestar atenção nas perguntas.

Não existe certo e errado, apenas perfis diferentes. Não se preocupe!

Há também perguntas situacionais, ou seja, perguntas sobre situações reais do ambiente de trabalho que pedem que o candidato escolha a melhor forma de agir em cada caso.

No final do teste, um profissional capacitado emite um relatório com o resultado das suas habilidades e competências.

Por quem é feito?

A interpretação dos resultados do VECA é feita por um profissional qualificado, que leva em consideração o perfil do indivíduo avaliado, sua história de vida, experiências e objetivos pessoais e profissionais. Com base nessas informações, é possível identificar pontos fortes e fracos do indivíduo e sugerir estratégias de desenvolvimento e aprimoramento.

Aqui na Evoluir, realizamos o teste VECA com a finalidade de contratação, promoção ou realocação, conforme demandas de nossos clientes. Quer saber mais? Faça um contato conosco, será um prazer lhe atender!

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

Capa Evoluir News

Edição 001

Nesta edição: Nossa primeira newletter Contratação no modelo presencial, híbrido ou remoto? Deu na mídia Nossa primeira newletter

Edição 030

Nesta edição: 3 áreas que enfrentam maior desafio em recrutar Habilidades essenciais de um RH para 2024 Deu na mídia 78% das empresas sinalizaram dificuldades

processo de recrutamento e seleção

Qual a diferença entre recrutamento e seleção de pessoas?

Embora possam parecer sinônimas, esses termos têm significados distintos e representam diferentes estágios, complemetares, do processo de contratação. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre recrutamento e seleção de pessoas, destacando suas finalidades e principais características.