Onboarding – o que é?

Em inglês, onboarding significa “embarcar”. Podemos então dizer que é o processo de adaptação e integração de colaboradores recém-chegados a uma empresa em sua cultura. O melhor momento para iniciar esse processo é logo após a contratação, que é quando o profissional está engajado e motivado a mostrar um bom trabalho e aberto para receber orientações e se adaptar com maior facilidade. Mas, não se esqueça, o onboarding deve se prolongar até o funcionário estar a vontade em sua função.

O maior problema por trás de novas contratações sem processos de integração eficazes, é que os profissionais, aos poucos, se sentem deslocados, sem contato com a cultura da empresa e até mesmo com o funcionamento do negócio. Segundo o site Glassdoor, um processo de onboarding bem executado pode melhorar a retenção de talentos em até 82%.

Qual é a importância do onboarding?

onboarding

O onboarding traz uma sensação de pertencimento ao novo profissional, evitando que ele desista da vaga e a empresa tenha que passar por todo o processo de recrutamento novamente. Colaboradores que são acompanhados por mentores que se preocupam com sua adaptação à nova experiência, podem desempenhar melhor suas tarefas. Além disso, eles se conectam mais rapidamente com a equipe, interagem mais com a empresa e têm maior satisfação geral. Portanto, ter alguém explicando de maneira clara o passo a passo das funções e as metas da empresa e do departamento, aumenta a probabilidade de sua equipe executar campanhas com sucesso.

Vantagens do processo de onboarding

Um programa de onboarding bem executado traz muitas vantagens para colaboradores e empresas, criando condições para a pessoa se adaptar e poder dar o seu melhor no trabalho. Confira algumas vantagens:

1. Diminuição do turnover

A clareza sobre o ambiente de trabalho, em conjunto com um bom clima proporcionado pelo acolhimento, permite que o funcionário tenha prazer em exercer suas funções e se sinta bem no trabalho, tendo mais chances de querer ficar.

2. Crescimento do negócio

Os profissionais que estão altamente envolvidos com as metas do negócio são muito mais produtivos e rentáveis. O sentimento de pertencer a um time e de saber que pode contar com seus colegas de equipe só faz incentivar o desenvolvimento de um bom trabalho.

3. Impacto na produtividade

Quando um novo funcionário é contratado, a produtividade da empresa cai porque existe o período de adaptação e treinamento, mas quando você realiza um bom onboarding, ele tende a se adaptar de maneira mais rápida e produtiva.

4. Cultura organizacional fortalecida

Para novos colaboradores, nem sempre é fácil captar a atmosfera e a cultura da organização. Isso vai muito além de entender a dinâmica do trabalho, mas entender a quem eles se reportam e quais são suas responsabilidades no dia a dia. O onboarding facilita essa importante etapa, alinhando as novas contratações com a proposta da empresa.

5. Retenção de talentos

Embora algumas empresas ofereçam altos salários, esses fatores muitas vezes são insuficientes para reter os profissionais, acaba faltando alguma coisa. E essa “coisa” pode ser sua adequação e compreensão dos processos e hierarquias da empresa, o que é um fator de integração do onboarding. Dessa forma, é possível reter os talentos contratados e crescer com eles para formar uma equipe dedicada, bem ajustada e de alta qualidade.

Um dos maiores erros é exigir que um novo funcionário inicie suas operações com alta produtividade no primeiro dia. No início, o foco deve ser a integração, além de explicar sobre as suas atribuições exatas. A adaptação é um processo que acontece nesse período, mesmo para profissionais experientes.

O onboarding é a oportunidade da sua empresa causar uma boa primeira impressão nos novos colaboradores, além de garantir uma real integração com a empresa, resultando em melhor desempenho nas atividades do dia a dia.

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

Newsletter

Edição 021

Nesta edição: Dia do profissional de RH RH estratégico nas organizações Desaceleração no mercado de TI? Como anda este mercado? Deu na mídia Semana de

assessment acontecendo entre um grupo de pessoas

Assessment comportamental – o que é?

O assessment comportamental, também conhecida como avaliação comportamental, é um processo utilizado para analisar e avaliar as características, habilidades, traços de personalidade, competências e comportamentos de um indivíduo.