Em inglês, onboarding significa “embarcar”. Podemos então dizer que é o processo de adaptação e integração de colaboradores recém-chegados a uma empresa em sua cultura. O melhor momento para iniciar esse processo é logo após a contratação, que é quando o profissional está engajado e motivado a mostrar um bom trabalho e aberto para receber orientações e se adaptar com maior facilidade. Mas, não se esqueça, o onboarding deve se prolongar até o funcionário estar a vontade em sua função.
O maior problema por trás de novas contratações sem processos de integração eficazes, é que os profissionais, aos poucos, se sentem deslocados, sem contato com a cultura da empresa e até mesmo com o funcionamento do negócio. Segundo o site Glassdoor, um processo de onboarding bem executado pode melhorar a retenção de talentos em até 82%.
Qual é a importância do onboarding?
O onboarding traz uma sensação de pertencimento ao novo profissional, evitando que ele desista da vaga e a empresa tenha que passar por todo o processo de recrutamento novamente. Colaboradores que são acompanhados por mentores que se preocupam com sua adaptação à nova experiência, podem desempenhar melhor suas tarefas. Além disso, eles se conectam mais rapidamente com a equipe, interagem mais com a empresa e têm maior satisfação geral. Portanto, ter alguém explicando de maneira clara o passo a passo das funções e as metas da empresa e do departamento, aumenta a probabilidade de sua equipe executar campanhas com sucesso.
Vantagens do processo de onboarding
Um programa de onboarding bem executado traz muitas vantagens para colaboradores e empresas, criando condições para a pessoa se adaptar e poder dar o seu melhor no trabalho. Confira algumas vantagens:
1. Diminuição do turnover
A clareza sobre o ambiente de trabalho, em conjunto com um bom clima proporcionado pelo acolhimento, permite que o funcionário tenha prazer em exercer suas funções e se sinta bem no trabalho, tendo mais chances de querer ficar.
2. Crescimento do negócio
Os profissionais que estão altamente envolvidos com as metas do negócio são muito mais produtivos e rentáveis. O sentimento de pertencer a um time e de saber que pode contar com seus colegas de equipe só faz incentivar o desenvolvimento de um bom trabalho.
3. Impacto na produtividade
Quando um novo funcionário é contratado, a produtividade da empresa cai porque existe o período de adaptação e treinamento, mas quando você realiza um bom onboarding, ele tende a se adaptar de maneira mais rápida e produtiva.
4. Cultura organizacional fortalecida
Para novos colaboradores, nem sempre é fácil captar a atmosfera e a cultura da organização. Isso vai muito além de entender a dinâmica do trabalho, mas entender a quem eles se reportam e quais são suas responsabilidades no dia a dia. O onboarding facilita essa importante etapa, alinhando as novas contratações com a proposta da empresa.
5. Retenção de talentos
Embora algumas empresas ofereçam altos salários, esses fatores muitas vezes são insuficientes para reter os profissionais, acaba faltando alguma coisa. E essa “coisa” pode ser sua adequação e compreensão dos processos e hierarquias da empresa, o que é um fator de integração do onboarding. Dessa forma, é possível reter os talentos contratados e crescer com eles para formar uma equipe dedicada, bem ajustada e de alta qualidade.
Um dos maiores erros é exigir que um novo funcionário inicie suas operações com alta produtividade no primeiro dia. No início, o foco deve ser a integração, além de explicar sobre as suas atribuições exatas. A adaptação é um processo que acontece nesse período, mesmo para profissionais experientes.
O onboarding é a oportunidade da sua empresa causar uma boa primeira impressão nos novos colaboradores, além de garantir uma real integração com a empresa, resultando em melhor desempenho nas atividades do dia a dia.