Júnior, Pleno ou Sênior? Qual eu devo contratar?

Tempo de leitura: 4 minutos

A decisão entre contratar um profissional júnior, pleno ou sênior depende das necessidades específicas do projeto ou da função que você está buscando preencher, bem como do orçamento disponível.

Qual a diferença entre Junior, Pleno e Sênior?

· Júnior: É um profissional em início de carreira. Ele possui a experiência mínima necessária para executar funções consideradas básicas na sua área, mas precisa do suporte de outros membros do time para adquirir mais conhecimento e habilidades. Geralmente, são recém-formados com, no máximo, 3 anos de experiência.

· Pleno: Este profissional já tem uma experiência mais significativa e geralmente acumula em média mais de 3 anos na mesma área. Ele consegue tomar decisões mais estratégicas e conhece mais profissionalmente sua área de atuação. Eles geralmente possuem uma especialização e o nível de experiência varia entre 3 e 7 anos.

· Sênior: Este profissional tem geralmente 7 ou mais anos de experiência e terá mais participações em reuniões importantes com coordenadores e diretorias, além de receber mais atividades que exigem mais experiência profissional. Eles podem ter a função de líder de equipes e projetos.

contratar

Quais os principais pontos fortes e fracos de cada um e quando contratar?

Profissional júnior

Ponto forte: Energia, entusiasmo e disposição para aprender. Têm um custo menor em comparação com os níveis pleno e sênior.

Ponto fraco: Menos experiência e habilidades técnicas quando comparados com os níveis pleno e sênior. Pode exigir mais orientação e treinamento.

Quando contratar:

o Para funções de início de carreira;

o Para projetos menos complexos ou tarefas rotineiras;

o Quando o orçamento é limitado.

Veja também: Preciso de um estagiário, um trainee ou um júnior?

 

Profissional pleno

Ponto forte: Tem um equilíbrio entre experiência e custo. Geralmente, são autossuficientes na maioria das tarefas e exigem menos supervisão do que os júnior.

Ponto fraco: Pode não ter a mesma profundidade de conhecimento ou experiência que um profissional sênior.

Quando contratar:

o Para funções que exigem um certo nível de experiência e habilidade técnica;

o Para projetos de média complexidade;

o Quando há um orçamento razoável disponível.

Profissional sênior

Ponto forte: Possui uma vasta experiência, conhecimento profundo e habilidades técnicas avançadas. São capazes de liderar projetos complexos e oferecem insights estratégicos.

Ponto fraco: Costumam ser mais caros do que os níveis júnior e pleno.

Quando contratar:

o Para funções de liderança ou gerenciamento;

o Para projetos altamente complexos ou críticos;

o Quando a experiência e o conhecimento aprofundado são essenciais.

Lembre-se de que essas são apenas orientações gerais e cada situação pode ter suas próprias nuances. A cultura e a dinâmica da equipe também devem ser levadas em consideração ao fazer uma contratação.

Recomendamos avaliar cuidadosamente as responsabilidades e os requisitos do cargo em questão antes de tomar uma decisão. Além disso, considere realizar entrevistas e testes de habilidades para avaliar se o candidato atende às expectativas para a função específica.

Aqui na Evoluir, somos especialistas em recrutamento e seleção de profissionais de diversos níveis, desde estagiários até diretores. Quer saber mais? Faça um contato conosco, será um prazer lhe atender!

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

Capa Evoluir News

Edição 016

Nesta edição: Como mensurar o retorno do meu investimento em R&S especializado? Fala RH!Por Bárbara Borges: Intercâmbio depois dos 30 anos Avaliação de Desempenho Deu na Mídia78%