5 dicas infalíveis para achar o candidato ideal

Não consigo achar o candidato ideal, e agora?
Você já pensou que pode estar pulando alguma etapa? Ou que não tenha planejado direito o processo de recrutamento e seleção? Para achar o candidato ideal, é necessário definir bem todos os níveis do processo seletivo, entender a vaga, desenhar o perfil do candidato, alinhar expectativas e realizar testes. Confira algumas dicas que vão facilitar esse processo:

1. Desenhe o perfil do candidato ideal, fluxos, processos e prazos

Trace as competências técnicas (hard skills), habilidades e o perfil comportamental (soft skills) do candidato para preencher o cargo disponível. Quando falamos em hard skills, provas, testes discursivos e de múltipla escolha, são os mais utilizados hoje em dia, são eles que irão testar e avaliar o conhecimento mínimo para que o profissional assuma o cargo.

Já quando falamos em soft skills, existem diversas opções de ferramentas de avaliação comportamental no mercado. Cada uma delas utilizará de uma metodologia específica. Aqui na Evoluir utilizamos principalmente o DISC e o VECA, além da técnica de entrevista por competências.

2. Capriche na descrição da vaga

Em nosso modelo de consultoria, um dos suportes muito importantes que damos aos nossos clientes, é na descrição da vaga em aberto e no desenho do perfil do profissional que a empresa deseja buscar. Esta descrição é a parte inicial do processo e, é através dela, que será direcionado o trabalho de recebimento de currículos ou de Hunting.

Geralmente, iniciamos a descrição de uma vaga falando um pouco sobre a empresa, sobre qual produto ou serviço é comercializado e sobre seu posicionamento no mercado. Depois, você pode descrever as principais responsabilidades que serão exigidas daquela função, nível de senioridade, remuneração, se o modelo da vaga é presencial, remoto ou híbrido e como será a rotina do profissional.

3. Esteja atento às práticas de mercado

Aqui na Evoluir, estamos constantemente realizando mapeamento do mercado no que se refere às principais práticas de contratação de pessoas: média salarial por tipo de empresa, por cargos, área de atuação; principais benefícios oferecidos; modelo de trabalho e atuação esperada do profissional, dentre outras práticas mais comuns oferecidas pelas empresas.

Esteja sempre atento ao que o mercado oferece para se posicionar de forma competitiva e atrativa para os melhores talentos.

4. Tenha um plano de cargos e salários

O plano de cargos e salários é o desenho de toda a estrutura de remuneração dos cargos existentes em uma empresa. Esse desenho vem acompanhado de uma política que vai administrar algumas regras para a movimentação desses cargos e promoções, de acordo com as competências e desempenho do profissional.

O plano de C&S pode ser entendido como uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas e atração de bons candidatos, pois atua diretamente na captação de profissionais disponíveis no mercado para ingressar na empresa e na retenção de talentos.

Um ambiente que promove a satisfação dos colaboradores para que façam parte de uma equipe, devido aos benefícios proporcionados e ao clima organizacional, é favorável à imagem da empresa no mercado e ao entusiasmo dos colaboradores.

5. Hora de filtrar os currículos

Essa fase é fundamental para selecionar um candidato ideal. Falamos lá em cima sobre desenhar o perfil do candidato, se lembra? Então, com essa parte bem definida, é possível dar andamento ao processo de uma forma mais segura, selecionando pessoas com base nas habilidades esperadas de acordo com as competências apresentadas.

Encontrar o candidato ideal não é uma missão impossível! Deixar o processo de Recrutamento & Seleção mais eficiente e organizado evita dor de cabeça, prejuízo de tempo e garante mais assertividade na hora da escolha final.

Aqui na Evoluir Recruiter, somos especializados em projetos de recrutamento e seleção, atuando com empresas de diferentes portes e segmentos. Recrutamos e indicamos os profissionais que a sua empresa precisa. Faça um contato conosco, será um prazer lhe atender e apresentar nossa proposta de trabalho!

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

Capa Evoluir News

Edição 005

Nesta edição: Como acertar na divulgação de vagas Pérolas do RHO candidato que não falava com mulheres O candidato finalista declinou, e agora? Deu na