Você sabe o que é um vídeo currículo?

Surgido no mercado norte-americano, e já muito utilizado por lá, o vídeo currículo ainda é uma novidade tímida no Brasil. Mas, segundo especialistas em recursos humanos, tende a crescer de forma exponencial nos próximos anos.

A ideia do vídeo currículo se intensificou no período da pandemia do Novo Coronavírus, em 2020, quando o isolamento social era uma realidade e as pessoas ficavam restritas em relação ao contato humano. Essa ideia trouxe, para a área de RH, uma ferramenta tecnológica que ajudasse nos processos de recrutamento e seleção, que não pararam.

Na prática, o vídeo currículo é uma gravação curta e objetiva em que o profissional apresenta suas qualificações, experiências e habilidades pessoais e profissionais.

Para fazer um vídeo currículo, o candidato pode utilizar seu próprio celular ou uma webcam do computador. A ideia do vídeo currículo, não é demonstrar uma habilidade com a produção, elaboração e edição de vídeos, mas sim mostrar, de forma clara e objetiva, suas experiências, formação e qualificações.

Claro, é importante se preocupar se o áudio e vídeo estão legíveis, antes de enviar. Além disso, é importante que o candidato planeje previamente o conteúdo do vídeo. Caso não seja informado qual duração o vídeo currículo deve ter, é recomendável que ele dure entre 1 e 3 minutos, e que seja apresentado de forma profissional e confiante.

Quais são as vantagens do vídeo currículo?

Para o recrutador, é uma oportunidade super legal de avaliar, não só a parte técnica, mas também a sua desenvoltura, sua oratória e seu estilo de comunicação, facilitando muito o início do processo de seleção.

Um outro diferencial do vídeo, quando comparado ao currículo tradicional, é que o recrutador e outras pessoas da empresa podem visualizar aquela gravação quantas vezes precisarem.

Vamos ver outras vantagens desta ferramenta?

1. Identificação da personalidade do candidato 

Um vídeo currículo pode ajudar os recrutadores a identificar a personalidade e a cultura de trabalho do candidato, o que pode ser útil para avaliar se ele se encaixará bem na empresa;

2. Economia de tempo

Os recrutadores podem economizar tempo usando um vídeo currículo para avaliar rapidamente os candidatos, o que pode agilizar o processo seletivo e permitir que eles se concentrem em candidatos mais promissores;

3. Melhor engajamento

Um vídeo currículo pode ser mais atrativo do que um currículo tradicional, tornando mais fácil para os recrutadores se envolverem com o candidato e avaliar se ele é adequado para a vaga;

4. Diferenciação de candidatos

Essa ferramenta pode ajudar os recrutadores a diferenciar candidatos com habilidades e personalidades semelhantes, o que pode ser útil em processos seletivos altamente competitivos.

Existem desvantagens na utilização do vídeo currículo?

1. Risco de discriminação

Os recrutadores podem ser influenciados por fatores como aparência física ou sotaque, o que pode levar a discriminação inconsciente;

2. Complexidade

Alguns candidatos podem achar a criação de um vídeo currículo demorada e complicada, o que pode desestimulá-los a continuar no processo.

3. Dificuldade na padronização

Como os candidatos criam seus próprios vídeos, pode ser difícil para os recrutadores padronizarem a avaliação. Isso pode levar a análises inconsistentes entre os candidatos e prejudicar a objetividade do processo seletivo;

4. Falta de autenticidade

Alguns candidatos podem ser menos autênticos em um vídeo currículo do que em uma entrevista pessoal, o que pode dificultar a avaliação real de suas habilidades e personalidade;

5. Necessidade de treinamento

Os recrutadores podem precisar de treinamento adicional para avaliar adequadamente os vídeos e garantir que o processo seja justo e imparcial, o que pode gerar custos para a empresa.

Uma dica, é que as empresas desenhem um modelo de vídeo currículo para determinados candidatos de uma vaga aberta, estabelecendo, de forma simples, algumas etapas que os profissionais devem seguir na hora de fazer a gravação.

É isso, o que vocês acham do uso de tecnologias no processo de R&S?

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

Os 5 tipos de liderança - qual você possui na sua empresa?

Os 5 tipos de liderança – qual você possui na sua empresa?

Os diferentes tipos de liderança podem moldar significativamente o ambiente e o sucesso de uma empresa, além de ser um guia importante sobre como é de fato a cultura organizacional. Vamos explorar os cinco estilos de liderança, seus pontos positivos e negativos, exemplos de empresas grandes que adotaram esse modelo de gestão e, em seguida, você pode identificar qual se alinha mais à sua empresa. Vamos lá?

Newsletter #19

Edição 019

Nesta edição: Avaliação 360° 5 dicas para manter seus colaboradores motivados Deu na mídia Fala RH

Capa Evoluir News

Edição 003

Nesta edição: Onboarding – o que é? Você tem feito? Deu na mídia:Como vamos trabalhar no futuro? Você está preparado? Como engajar bons candidatos no