Por que um plano de cargos e salários me ajuda na contratação?

Vocês já pararam para pensar no tamanho da importância da sua empresa possuir um plano de cargos e salários? Além de dar uma visão futura do próximo cargo que seu colaborador pode alcançar, garante que sua empresa fique competitiva no mercado de trabalho. O principal objetivo é manter o padrão de execução de determinadas tarefas, definir um salário que esteja alinhado com o mercado e dar todo o suporte e assistência para que o colaborador não tenha dúvidas sobre sua função e possa imaginar sua evolução dentro da empresa.

O que é um plano de cargos e salários?

É o desenho de toda a estrutura de remuneração dos cargos existentes em uma empresa. Esse desenho vem acompanhado de uma política, que vai administrar algumas regras para a movimentação desses cargos e promoções de acordo com as competências e desempenho do profissional. Uma estrutura de cargos e salários possibilita, principalmente, a isonomia, princípio que garante ter cargos semelhantes com remunerações equivalentes.

Vantagens de se ter um plano de cargos e salários

1 . Benefícios para o recrutador

Quando se implanta um plano de cargos e salários é necessário se ter um job description, que é uma descrição do cargo. É preciso registrar, por exemplo, quais são as atividades requeridas, tempo de experiência exigido e quais são as hard skills e soft skills (competências técnicas e comportamentais). Com todas essas informações muito bem descritas, o recrutador terá maior clareza sobre o exato perfil requerido na hora da divulgação do cargo.

2. Mais transparência para os candidatos

Com o plano de cargos e salários estabelecido, os candidatos têm maior visibilidade sobre as atividades que serão desempenhadas, competências requeridas e critérios que precisa alcançar para conquistar novas oportunidades. Além disso, o plano possibilita que a empresa transmita ao candidato uma sensação de organização, confiabilidade e preocupação com a carreira dos colaboradores, se tornando mais atrativa.

3. Sua empresa mais competitiva no mercado

Quando se implanta um plano de cargos e salários, é necessário que a empresa faça uma pesquisa minuciosa com relação a práticas de remuneração de empresas do mesmo segmento e porte. Considerando esse contexto, os salários e benefícios estarão compatíveis com o que o mercado está oferecendo. Nós sabemos que a disputa por talentos é muito grande e, se a empresa estiver com uma remuneração defasada, dificilmente ela vai conseguir ser competitiva e atrair bons profissionais.

O planejamento de cargos e remuneração pode ser entendido como uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas, pois atua diretamente na captação de profissionais disponíveis no mercado para ingressar na empresa e retenção de talentos. Um ambiente que promove a satisfação dos colaboradores em fazer parte de uma equipe devido aos benefícios proporcionados e ao clima organizacional, é favorável à imagem da empresa no mercado e ao entusiasmo dos colaboradores.

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

escrevendo uma descrição de vaga

O que não fazer na descrição de uma vaga?

A decisão entre contratar um profissional júnior, pleno ou sênior depende das necessidades específicas do projeto ou da função que você está buscando preencher, bem como do orçamento disponível.

Newsletter edição 28

Edição 028

Nesta edição: Contratar PJ ou MEI? Tem muita diferença? 4 mitos sobre contratação home office Deu na mídia Mercado tech: salários e tendências para 2024,