Os 5 tipos de liderança – qual você possui na sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os diferentes tipos de liderança podem moldar significativamente o ambiente e o sucesso de uma empresa, além de ser um guia importante sobre como é de fato a cultura organizacional. Vamos explorar os cinco estilos de liderança, seus pontos positivos e negativos, exemplos de empresas grandes que adotaram esse modelo de gestão e, em seguida, você pode identificar qual se alinha mais à sua empresa. Vamos lá?

Veja também: Qual o papel do líder na retenção de profissionais?

Este estilo é caracterizado por uma tomada de decisão centralizada, onde o líder tem controle total sobre as diretrizes e decisões.

  • Pontos positivos: Decisões rápidas, clareza nas diretrizes e eficiência na execução de tarefas.
  • Pontos negativos: Falta de participação da equipe, desmotivação, inibição da criatividade e inovação.
  • Exemplo: A Apple no início, sob a liderança de Steve Jobs, foi conhecidas por adotar uma gestão autocrata. Jobs tinha uma visão clara e tomava decisões de forma direta e rápida, mas também criou um ambiente de trabalho desafiador para muitos funcionários. Em um segundo momento, a Apple passou a adotar a liderança democrática, agora com Tim Cook, melhorando o clima organizacional e trazendo novos desafios.
apple

Aqui, o líder incentiva a participação da equipe nas decisões. As ideias são compartilhadas e a tomada de decisão é mais coletiva. Esse estilo costuma estimular a inovação e o comprometimento da equipe.

  • Pontos positivos: Incentiva a participação, promove inovação e valoriza diversas perspectivas.
  • Pontos negativos: Processos decisórios mais lentos e dificuldade em alcançar consenso.
  • Exemplo: Sob a gestão de Satya Nadella, a Microsoft passou a adotar uma cultura mais colaborativa e aberta. Nadella valoriza a inclusão, a diversidade e a colaboração, incentivando a participação dos funcionários e o compartilhamento de ideias em todos os níveis da organização.
microsoft

Nesse estilo, o líder oferece liberdade total à equipe, fornecendo pouca orientação ou supervisão direta.

  • Pontos positivos: Liberdade para a equipe, autonomia e responsabilidade.
  • Pontos negativos: Falta de direção, não recomendado para todos os funcionários ou cargos, possível desorganização e equipes menos comprometidas.
  • Exemplo: O Google é conhecido por adotar uma abordagem mais liberal, criando uma cultura que encoraja os colaboradores a trabalharem em projetos paralelos, fazerem seus horários, perseguir suas paixões e se apropriar de suas ideias. Esta abordagem levou à criação de produtos inovadores, como o Gmail e o Google Maps. Entretanto, eles usam também a liderança democrática, sobretudo em equipes mais jovens.
Google

Líderes transformacionais inspiram e motivam suas equipes, muitas vezes desafiando a maneira como as coisas são feitas e colocando a inovação com principal pilar. Eles geralmente têm uma visão clara e são habilidosos em comunicá-la.

  • Pontos positivos: Inspiração, motivação e ambiente estimulante.
  • Pontos negativos: Dependência do líder e dificuldade de manutenção do entusiasmo a longo prazo.
  • Exemplo: Walt Disney inspirou sua equipe a criar um mundo mágico e inovador. Sua visão e organização resultaram em um império de entretenimento global.
Disney

Esse estilo envolve adaptar a abordagem do líder de acordo com a situação e as necessidades individuais dos membros da equipe. O líder avalia as circunstâncias para determinar a melhor estratégia a ser adotada.

  • Pontos positivos: Adaptabilidade, personalização das abordagens de liderança e proximidade da equipe com o líder
  • Pontos negativos: Desafio em identificar a estratégia correta para cada situação.
  • Exemplo: A Amazon adota uma liderança situacional exemplar. Jeff Bezos adaptava seu estilo de gestão de acordo com as necessidades em constante evolução da empresa, desde a inovação agressiva até a focada na eficiência operacional, e treina líderes internos para continuar o legado.
Amazon

Sim, é muito comum. Há duas possibilidades: na primeira, a empresa adota tipos de lideranças em diferentes setores ou equipes, como é o caso da Netflix, que em suas produções usa a liderança liberal, enquanto em seu time administrativo a liderança mais presente é a democrática.

Já na segunda, há uma combinação de estilos de liderança, como é o caso da Tesla e demais empresas lideradas por Elon Musk, em que a gestão autocrática se mescla a transformacional, o fazendo um líder carismático e voltado para as pessoas, mas com as decisões mais centralizadas.

Netflix e Tesla

Aqui na Evoluir, entendemos que saber o estilo de liderança é muito importante para recrutar colaboradores que consigam se integrar bem na empresa. Com nossa expertise em recrutamento e seleção, podemos levar sua equipe para outro nível. Quer saber mais? Faça um contato conosco, será um prazer lhe atender!

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

processo demissional

Como conduzir um processo demissional?

Como já dizia Peter Drucker, grande consultor administrativo e professor, “As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Por isso, escolher o teste comportamental certo no Recrutamento e Seleção é essencial para identificar qual perfil profissional é melhor para o cargo e para a empresa naquele momento, além de dar pistas sobre o match cultural.

remota

5 dicas para liderar uma equipe remota

Trabalhar em equipes remotas tornou-se uma realidade cada vez mais comum nos últimos anos. Os avanços tecnológicos mais recentes permitem que profissionais trabalhem, sem nenhum prejuízo, de qualquer lugar do mundo.

No entanto, liderar uma equipe remota apresenta desafios únicos que exigem habilidades específicas de gestão.