Os 5 tipos de liderança – qual você possui na sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Os diferentes tipos de liderança podem moldar significativamente o ambiente e o sucesso de uma empresa, além de ser um guia importante sobre como é de fato a cultura organizacional. Vamos explorar os cinco estilos de liderança, seus pontos positivos e negativos, exemplos de empresas grandes que adotaram esse modelo de gestão e, em seguida, você pode identificar qual se alinha mais à sua empresa. Vamos lá?

Veja também: Qual o papel do líder na retenção de profissionais?

Este estilo é caracterizado por uma tomada de decisão centralizada, onde o líder tem controle total sobre as diretrizes e decisões.

  • Pontos positivos: Decisões rápidas, clareza nas diretrizes e eficiência na execução de tarefas.
  • Pontos negativos: Falta de participação da equipe, desmotivação, inibição da criatividade e inovação.
  • Exemplo: A Apple no início, sob a liderança de Steve Jobs, foi conhecidas por adotar uma gestão autocrata. Jobs tinha uma visão clara e tomava decisões de forma direta e rápida, mas também criou um ambiente de trabalho desafiador para muitos funcionários. Em um segundo momento, a Apple passou a adotar a liderança democrática, agora com Tim Cook, melhorando o clima organizacional e trazendo novos desafios.
apple

Aqui, o líder incentiva a participação da equipe nas decisões. As ideias são compartilhadas e a tomada de decisão é mais coletiva. Esse estilo costuma estimular a inovação e o comprometimento da equipe.

  • Pontos positivos: Incentiva a participação, promove inovação e valoriza diversas perspectivas.
  • Pontos negativos: Processos decisórios mais lentos e dificuldade em alcançar consenso.
  • Exemplo: Sob a gestão de Satya Nadella, a Microsoft passou a adotar uma cultura mais colaborativa e aberta. Nadella valoriza a inclusão, a diversidade e a colaboração, incentivando a participação dos funcionários e o compartilhamento de ideias em todos os níveis da organização.
microsoft

Nesse estilo, o líder oferece liberdade total à equipe, fornecendo pouca orientação ou supervisão direta.

  • Pontos positivos: Liberdade para a equipe, autonomia e responsabilidade.
  • Pontos negativos: Falta de direção, não recomendado para todos os funcionários ou cargos, possível desorganização e equipes menos comprometidas.
  • Exemplo: O Google é conhecido por adotar uma abordagem mais liberal, criando uma cultura que encoraja os colaboradores a trabalharem em projetos paralelos, fazerem seus horários, perseguir suas paixões e se apropriar de suas ideias. Esta abordagem levou à criação de produtos inovadores, como o Gmail e o Google Maps. Entretanto, eles usam também a liderança democrática, sobretudo em equipes mais jovens.
Google

Líderes transformacionais inspiram e motivam suas equipes, muitas vezes desafiando a maneira como as coisas são feitas e colocando a inovação com principal pilar. Eles geralmente têm uma visão clara e são habilidosos em comunicá-la.

  • Pontos positivos: Inspiração, motivação e ambiente estimulante.
  • Pontos negativos: Dependência do líder e dificuldade de manutenção do entusiasmo a longo prazo.
  • Exemplo: Walt Disney inspirou sua equipe a criar um mundo mágico e inovador. Sua visão e organização resultaram em um império de entretenimento global.
Disney

Esse estilo envolve adaptar a abordagem do líder de acordo com a situação e as necessidades individuais dos membros da equipe. O líder avalia as circunstâncias para determinar a melhor estratégia a ser adotada.

  • Pontos positivos: Adaptabilidade, personalização das abordagens de liderança e proximidade da equipe com o líder
  • Pontos negativos: Desafio em identificar a estratégia correta para cada situação.
  • Exemplo: A Amazon adota uma liderança situacional exemplar. Jeff Bezos adaptava seu estilo de gestão de acordo com as necessidades em constante evolução da empresa, desde a inovação agressiva até a focada na eficiência operacional, e treina líderes internos para continuar o legado.
Amazon

Sim, é muito comum. Há duas possibilidades: na primeira, a empresa adota tipos de lideranças em diferentes setores ou equipes, como é o caso da Netflix, que em suas produções usa a liderança liberal, enquanto em seu time administrativo a liderança mais presente é a democrática.

Já na segunda, há uma combinação de estilos de liderança, como é o caso da Tesla e demais empresas lideradas por Elon Musk, em que a gestão autocrática se mescla a transformacional, o fazendo um líder carismático e voltado para as pessoas, mas com as decisões mais centralizadas.

Netflix e Tesla

Aqui na Evoluir, entendemos que saber o estilo de liderança é muito importante para recrutar colaboradores que consigam se integrar bem na empresa. Com nossa expertise em recrutamento e seleção, podemos levar sua equipe para outro nível. Quer saber mais? Faça um contato conosco, será um prazer lhe atender!

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

Capa Evoluir News

Edição 012

Nesta edição: DISC – Inventário de Avaliação Comportamental Fala RH!Indicação de filme ganhador de Oscar sobre inteligência artificial: “Her” Assessment Comportamental – o que é?

Equipe com diversidade trabalhando no escritório

A importância da diversidade nas equipes

Nos últimos anos, o debate sobre diversidade tem ganhado cada vez mais destaque no ambiente corporativo. E com razão. Estudos realizadas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Northwestern University, ambos nos Estados Unidos, mostraram que a diversidade torna as pessoas mais inteligentes. Além disso, a pesquisa feita pela GPTW (Great Place To Work) revelou que empresas que abraçam perfis diversos em suas equipes são mais inovadoras, produtivas e tendem a ter um desempenho financeiro superior.