Por que um plano de cargos e salários me ajuda na contratação?

Vocês já pararam para pensar no tamanho da importância da sua empresa possuir um plano de cargos e salários? Além de dar uma visão futura do próximo cargo que seu colaborador pode alcançar, garante que sua empresa fique competitiva no mercado de trabalho. O principal objetivo é manter o padrão de execução de determinadas tarefas, definir um salário que esteja alinhado com o mercado e dar todo o suporte e assistência para que o colaborador não tenha dúvidas sobre sua função e possa imaginar sua evolução dentro da empresa.

O que é um plano de cargos e salários?

É o desenho de toda a estrutura de remuneração dos cargos existentes em uma empresa. Esse desenho vem acompanhado de uma política, que vai administrar algumas regras para a movimentação desses cargos e promoções de acordo com as competências e desempenho do profissional. Uma estrutura de cargos e salários possibilita, principalmente, a isonomia, princípio que garante ter cargos semelhantes com remunerações equivalentes.

Vantagens de se ter um plano de cargos e salários

1 . Benefícios para o recrutador

Quando se implanta um plano de cargos e salários é necessário se ter um job description, que é uma descrição do cargo. É preciso registrar, por exemplo, quais são as atividades requeridas, tempo de experiência exigido e quais são as hard skills e soft skills (competências técnicas e comportamentais). Com todas essas informações muito bem descritas, o recrutador terá maior clareza sobre o exato perfil requerido na hora da divulgação do cargo.

2. Mais transparência para os candidatos

Com o plano de cargos e salários estabelecido, os candidatos têm maior visibilidade sobre as atividades que serão desempenhadas, competências requeridas e critérios que precisa alcançar para conquistar novas oportunidades. Além disso, o plano possibilita que a empresa transmita ao candidato uma sensação de organização, confiabilidade e preocupação com a carreira dos colaboradores, se tornando mais atrativa.

3. Sua empresa mais competitiva no mercado

Quando se implanta um plano de cargos e salários, é necessário que a empresa faça uma pesquisa minuciosa com relação a práticas de remuneração de empresas do mesmo segmento e porte. Considerando esse contexto, os salários e benefícios estarão compatíveis com o que o mercado está oferecendo. Nós sabemos que a disputa por talentos é muito grande e, se a empresa estiver com uma remuneração defasada, dificilmente ela vai conseguir ser competitiva e atrair bons profissionais.

O planejamento de cargos e remuneração pode ser entendido como uma poderosa ferramenta de gestão de pessoas, pois atua diretamente na captação de profissionais disponíveis no mercado para ingressar na empresa e retenção de talentos. Um ambiente que promove a satisfação dos colaboradores em fazer parte de uma equipe devido aos benefícios proporcionados e ao clima organizacional, é favorável à imagem da empresa no mercado e ao entusiasmo dos colaboradores.

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

Edição 030

Nesta edição: 3 áreas que enfrentam maior desafio em recrutar Habilidades essenciais de um RH para 2024 Deu na mídia 78% das empresas sinalizaram dificuldades