4 dicas para deixar seu processo seletivo ágil

Um processo seletivo ágil é, sem dúvidas, o sonho de todo recrutador. Mas, sabemos que, na prática, nem todos conseguem agilizar seus processos com muita agilidade, sem que isso impacte diretamente na qualidade das etapas e dos candidatos selecionados. Atualmente, existem ferramentas e medidas que podem acelerar os processos seletivos e eliminar ineficiências, para te ajudar a ficar à frente dos concorrentes quando o assunto é recrutamento e seleção.

Quais são as vantagens de um processo seletivo ágil?

Maior eficiência: um processo seletivo ágil é projetado para ser mais rápido e eficiente, o que pode ajudar a reduzir o tempo gasto em recrutamento e seleção.

Melhor experiência do candidato: com um processo seletivo ágil, o candidato tem uma experiência mais positiva, já que não precisa esperar por um longo período para ouvir o resultado da seleção.

Maior engajamento: como um processo seletivo ágil é projetado para ser mais interativo e envolvente, ele pode ajudar a aumentar o engajamento dos candidatos.

Maior qualidade de contratação: processos rápidos permitem uma avaliação mais eficaz e precisa das habilidades e qualificações dos candidatos, o que pode levar a uma contratação mais assertiva.

Maior agilidade na tomada de decisões: uma decisão mais rápida sobre quais candidatos devem seguir adiante, ajuda a preencher rapidamente as vagas em aberto.

Redução de custos: um processo seletivo ágil é projetado para ser mais eficiente e economizar tempo, o que pode levar a uma redução de custos, em comparação com processos seletivos mais tradicionais.

Aumenta a retenção de funcionários: contratações bem-sucedidas são mais propensas a resultar em funcionários satisfeitos e engajados, o que pode levar a um nível bem baixo de turnover.

Mas como consigo realizar um processo seletivo ágil na prática?

Dica 1

Saiba o perfil exato do candidato para a vaga. Uma boa descrição do cargo, é a base para todas as etapas subsequentes do processo de contratação, portanto, certifique-se de que o perfil esteja claro e conciso. Caso você não seja o (a) gestor (a) da vaga, trabalhe com a liderança da área para definir o perfil dos profissionais buscados para a posição.

Dica 2

Faça entrevistas estruturadas: tenha um roteiro de perguntas previamente preparado e disponibilizado para todos os candidatos, sem exceções. Entrevistar os profissionais, dá aos recrutadores a oportunidade de avaliar melhor sua motivação para o cargo e a empresa, bem como as hard e soft skills (habilidades técnicas e comportamentais). Envolver a equipe na seleção de candidatos, também pode ajudar a acelerar o processo, já que várias pessoas estarão trabalhando juntas para avaliá-los.

Dica 3

Seja rápido na proposta! Quanto mais longo e moroso é um processo seletivo, menos engajados os candidatos tendem a ficar. Então, planeje fazer etapas extremamente necessárias e objetivas e, assim que encontrar o profissional ideal para a vaga, faça a proposta.

Dica 4

Use a tecnologia para os processos de recrutamento e seleção! Ter um software com esta expertise, faz com que você automatize e refine constantemente seus processos. Essas plataformas lhe permite algumas facilidades como: comunicar-se melhor com os candidatos, fazer atualizações sobre o andamento do processo seletivo, obter relatórios para análise mais detalhada do processo e gerenciar posições abertas em um só lugar, entre outros benefícios.

Nós já falamos aqui, como uma contratação mal feita pode custar caro! Isso afeta a rotina da empresa, as relações interpessoais, as estratégias de expansão do mercado e, literalmente, pesa no bolso da organização.

Você pode ler nosso artigo “Os custos de uma contratação mal feita clicando aqui.

Por outro lado, seguindo essas dicas que a gente te deu e utilizando as ferramentas adequadas, o processo seletivo se torna um importante aliado do negócio.

A equipe da Evoluir Recruiter conta com profissionais experientes e qualificados para atuar em um processo de recrutamento e seleção ágil e muito assertivo, evitando os prejuízos citados acima. Chama a gente, será um prazer conversar com você! ☺

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

newsletter edição 25

Edição 025

Nesta edição: Burnout digital O que as empresas podem fazer? Por que contratar uma empresa de R&S me fará economizar? Deu na mídia X Hiring:

Edição 038

Nesta edição: 4 passos para superar as barreiras geracionais na equipe Como mensurar o desempenho da minha equipe? Deu na mídia Empresas investem em felicidade