O que não fazer na descrição de uma vaga?

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma descrição de vaga ou Job Description é um documento que descreve as responsabilidades, tarefas, requisitos e expectativas associadas a uma posição específica dentro de uma organização. Ele fornece uma visão clara do que é esperado do ocupante do cargo.

Um dos erros mais comuns é usar linguagem discriminatória ou excludente, como por exemplo, uso de termos que possam excluir candidatos desnecessariamente com base em seu gênero, raça, idade ou outras características protegidas por lei.

Exemplo

Errado: “Engenheiro de Dados”

Correto: “Engenheiro(a) de Dados”

Exagerar nos requisitos que não serão exigidos pela sua empresa é prejudicial. Não inclua muitas qualificações que não são essenciais para o cargo ou que facilmente poderão ser aprendidas. Isso pode desencorajar candidatos qualificados de se candidatarem. É importante ter uma noção clara de quais ferramentas e habilidades aquele colaborador irá realmente usar mais no seu dia a dia, além de quais há espaço para ele aprender. Dessa forma, encontrar o candidato ideal fica mais fácil e haverá mais inscrições para sua vaga.

Exemplo

Errado: “Vaga para estágio em marketing

Necessário experiência de 1 ano em pacote Office e Adobe completo,WordPress, Canva, Power BI e Google Analytics.”

Correto: “Vaga para estágio em marketing

Necessário domínio de Word, Excel, Power Point, Photoshop, Corel Draw, Canva e WordPress.”

Veja também: Como fazer um Job Description estratégico?

Ser vago ou ambíguo é a chave para mal-entendidos e problemas maiores. Evite usar termos vagos que não descrevem claramente as responsabilidades e expectativas do cargo, como por exemplo, profissionalismo.

Exemplo

Errado: “Vaga para assistente administrativo

Tarefas:

· Realizar diversas atividades administrativas.

· Apoiar a equipe em tarefas do dia a dia.

· Outras responsabilidades conforme necessário.”

Correto: “Assistente administrativo

Tarefas:

· Coordenar agendamentos e reuniões, garantindo eficiência e organização.

· Gerenciar a correspondência e comunicações da equipe.

· Preparar relatórios e documentos para apresentações executivas.

· Colaborar na organização de eventos corporativos.”

escrevendo uma descrição de vaga

Muitos recrutadores não descrevem ou citam a cultura e informações complementares da empresa. Não deixe de mencionar as informações mais relevantes e estratégicas da empresa. Isso ajuda os candidatos a compreenderem a cultura organizacional e se eles estão aptos para a vaga, além das expectativas técnicas.

Exemplo

Errado: “Vaga para vendedor

Estamos em busca de um vendedor comunicativo, dinâmico e proativo para se juntar à nossa equipe de vendas. Ele será responsável por prospectar novos clientes e oferecer soluções personalizadas.”

Correto: “Vaga para vendedor

Nossa empresa atua há mais de 11 anos no mercado, sempre com muita inovação e preocupação com o bem-estar, tanto dos clientes quanto dos profissionais. Por isso, buscamos um candidato comunicativo, dinâmico e atento às novidades. Ele será responsável por prospectar novos clientes, entender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas.”

Veja também: 5 dicas para promover a diversidade na sua empresa

Não oferecer informações sobre benefícios e, em alguns casos, sobre o salário, desmotivam os candidatos a participarem e se engajarem na entrevista de emprego. Muitas vezes, o que fará o profissional sair do seu emprego atual é a remuneração ou benefícios interessantes para ele. Lembre-se, eles se preocupam com a transparência da empresa.

Exemplo

Errado: “Vaga para CTO

Salário + benefícios”

Correto: “Vaga para CTO

Salário entre R$16.000,00 a R$17.500,00 + Vale Alimentação + Seguro de Vida .”

Aqui na Evoluir, somos especialistas em recrutamento e seleção e podemos te ajudar a fazer um Job Description poderoso para sua empresa. Quer saber mais? Faça um contato conosco, será um prazer lhe atender!

Gostou? Compartilhe!

Deixe sua opinião.

Você também pode gostar de ler:

assessment acontecendo entre um grupo de pessoas

Assessment comportamental – o que é?

O assessment comportamental, também conhecida como avaliação comportamental, é um processo utilizado para analisar e avaliar as características, habilidades, traços de personalidade, competências e comportamentos de um indivíduo.

teste comportamental

Qual teste comportamental usar no meu processo de seleção?

Como já dizia Peter Drucker, grande consultor administrativo e professor, “As pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”. Por isso, escolher o teste comportamental certo no Recrutamento e Seleção é essencial para identificar qual perfil profissional é melhor para o cargo e para a empresa naquele momento, além de dar pistas sobre o match cultural.

Newsletter #19

Edição 019

Nesta edição: Avaliação 360° 5 dicas para manter seus colaboradores motivados Deu na mídia Fala RH