Divulgação de vagas: 4 dicas sobre os melhores canais para anúncios

A divulgação de vagas é uma etapa essencial do processo de recrutamento e seleção, quando todos os esforços são focados em encontrar o candidato ideal. A forma como a empresa faz essa divulgação e comunica uma oportunidade de emprego faz muita diferença na captação de profissionais qualificados.

Para que esse processo tenha o efeito esperado, o setor de recursos humanos precisa ser estratégico e estruturado, pois as principais informações pertinentes à vaga estão listadas na descrição de cargos que o RH possui. Porém, como garantir que a oportunidade chegue até os talentos certos? Vamos ajudar vocês com 4 dicas, olha só:

1. Descreva muito bem o perfil da vaga

Em nosso modelo de consultoria, um dos suportes muito importantes que damos aos nossos clientes é na hora de descrever a vaga em aberto e o perfil do profissional que a empresa deseja buscar. Esta descrição é a parte inicial do processo e é através dela que será direcionado o trabalho de recebimento de currículos ou de Hunting.

Geralmente nós iniciamos a descrição de uma vaga falando um pouco sobre a empresa, sobre qual produto ou serviço é comercializado e posicionamento no mercado. Depois você pode descrever as principais responsabilidades que serão exigidas daquela função, nível de senioridade, se o modelo da vaga é presencial, remoto ou híbrido e como será a rotina do profissional.

2. Estabeleça pelo menos uma plataforma de recrutamento online

No mercado hoje, temos plataformas gratuitas e pagas. As plataformas gratuitas mais comuns são Catho, Indeed, Empregos.com e o LinkedIn. As ferramentas pagas geralmente são sistemas de ATS, Sistema de Rastreamento de Candidatos, que auxiliam e muito no processo de seleção, desde a atração até a finalização da vaga. Elas utilizam inteligência artificial para ajudar a criar o melhor perfil do candidato ao longo de todo o processo.

O LinkedIn é o “queridinho” entre as plataformas gratuitas. Segundo uma pesquisa da PageGroup, ele está no topo da preferência das pessoas de 26 anos a 30 anos, foi citado por 87% dos entrevistados desta faixa etária.

3. Posicionamento nas redes sociais

Já não é novidade para ninguém que as redes sociais são canais estratégicos na divulgação de vagas. O Social Recruiting (recrutamento social), utiliza de plataformas sociais para atração de candidatos, levando em consideração os perfis de cada rede social.

Divulgar vagas pelo Instagram, Facebook, WhatsApp e LinkedIn são uma ótima maneira de dar ainda mais visibilidade aos anúncios da sua empresa. Essas plataformas reduzem custos, agilizam o processo, ampliam o alcance e aproximam o relacionamento com os candidatos.

Para que a divulgação de vagas pelas redes sociais seja efetiva, é necessário montar um job description objetivo, adaptar a divulgação de vagas de acordo com a rede social e comunicar sobre as próximas etapas ou fechamento da vaga. A falta de feedback ou retorno sobre o processo seletivo é uma reclamação recorrente por parte dos candidatos e pode criar uma reputação ruim para a marca.

4. Utilize o sistema de divulgação interna

Muitas empresas, em vez de divulgar vagas de emprego nos canais citados acima, preferem começar com um sistema de indicações internas. Dependendo da sua área de atuação e do cargo em questão, isso pode facilitar bastante o trabalho.

A divulgação interna de vagas permite que profissionais que já fazem parte da empresa tenham prioridade para preenchê-las. Além de prover vários benefícios para o negócio, essa prática garante que seus colaboradores tenham sempre oportunidades de crescimento dentro da empresa ao longo do tempo.

Por fim, indicamos que todas as empresas façam o cadastro no Glassdoor, o maior site de recrutamento do mundo. Essa é uma oportunidade que a sua empresa tem de ficar conhecida, já que nela os candidatos conseguem fazer comentários sobre o processo seletivo, gerando um feedback para a sua empresa.

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